Praticando Fisio

"Sua jornada na fisioterapia começa aqui"

Equilíbrio Ácido Base e Potencial de Hidrogênio – Gasometria Arterial

Postado em maio 19, 2018 por



Equilíbrio Ácido Base e Potencial de Hidrogênio.

A reação do íon H nas composições alteram o equilíbrio ácido base dependendo das concentrações da carga ou íon presente no H, que pode ser calculado pela equação pH=Log [H].
Quando o resultado for menor que 7 a substância é um ácido, sabe-se que os ácidos para alcançar maior estabilidade perdem o íon hidrogênio, portanto, quanto menor o valor do pH mais forte o ácido.

As substâncias alcalinas apresentam pH superior a 7.1 quando calculada a equação algoritimica, sua estabilidade é proporcional a carga do íon H, portanto, quanto maior o valor do pH mãos estável a reação.

No sangue arterial de crianças acima de 1 ano e adultos o pH oscila entre 7,35 a 7,45. As duas variáveis que compõe o equilíbrio ácido base são:
– PaCO2  (Pressão arterial de CO2) = 35 a 45, controlado pela ventilação alveolar, frequência respiratória, volume corrente e espaço morto.
– HCO3 (Bicarbonato) = 22 a 26, principal base, sua produção é hepática e depende das concentrações de íon H+ regulado pelos rins.

As oscilações nos níveis de bicarbonato podem ser decorrentes de falência renal ou hepática, desequilíbrio hidroeletrolitico, ou excesso de consumo pelo metabolismo por afecções metabólicas, gástricas ou infecciosas.

Compensações

Os distúrbios de equilíbrio ácido base alteram a homeostase e inviabiliza as reações metabólicas. As compensações do pH são desencadeadas pelo sistema respiratório ou renal de modo que o pH sanguíneo retorne aos valores de neutralidade.

🔹Acidose respiratória: causada pelo aumento de CO2, sua compensação causa um aumento na reabsorção de íons OH pelos rins para potencializar o HCO3, está é a reação tampão.

🔸Acidose metabólica: causada pela diminuição de HCO3, pode ser compensada pela reação respiratória, o centro respiratório bulbar fica hiper excitado pela acidemia e aumenta a frequência respiratória e a ventilação alveolar, com consequente redução dos níveis do CO2 sanguíneo.

🔹Alcalose respiratória: causada pela diminuição de CO2, para compensar o pH, causa aumento da excreção do íon OH, com consequente redução de HCO3, está reação também é chamada tampão.

🔸 Alcalose metabólica: Causada pelo aumento do HCO3, para compensar reduz os estímulos do centro respiratório, com queda da frequência respiratória e da ventilação alveolar para reter CO2.

🔹 Distúrbios mistos não tem compensações.

🔸 Nos distúrbios onde a compensação do pH é incompleta, ou seja, o pH não chegou ao seu valor de normalidade, denominamos distúrbio parcialmente compensado.

PDF: Equilíbrio Ácido Base Capítulo 17

Comentários